quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Olheiras


Quem é que nunca amanheceu o dia com um olheiras de dar medo?? Eu tenho bastante olheira, e inchaço nos olhos.
Pesquisando sobre o assunto, descobri essa matéria sobre olheiras, sua origem e algumas opções de tratamento. Vejam:


“Marcas no Olhar

Preocupações, situações de estresse e noites em claro são alguns dos “ingredientes” para surgir as temidas olheiras, certo? Nem sempre: essas manchas escuras cutâneas logo abaixo dos olhos advêm de razões diversas, além das noites mal dormidas. Elas acometem ambos os sexos e em qualquer idade. A camada de pele que reveste o local é muito fina e delicada – mede 0,44 mm de espessura –, cujos vasos sanguíneos mais escuros ficam visíveis. Nos quadros alérgicos, como dermatite atópica, por exemplo, as olheiras podem aparecer também em crianças, apontam especialistas.

Elisete Crocco, coordenadora do setor de acne e cosmiatria da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, conta que o problema pode ser vascular ou pigmentar. “Os vasculares podem ter várias origens: doenças no fígado, cansaço, anemia, alergias, problemas respiratórios, como a asma. As causas pigmentares são decorrentes do depósito de hemossiderina na pele. Ela é proveniente dos pequenos vasos que ficam ao redor dos olhos e dão um tom acinzentado, muito comum em indivíduos de origem árabe”, explica a médica.

A dermatologista Daniela Landim indica também outros fatores que as desencadeiam, como hereditariedade, reação a medicamentos e falha na vascularização na região dos olhos. “Envelhecimento da pele dos fumantes, ingestão de bebida alcoólica, alimentação com baixos índices de nutrientes e congestão dos vasos sanguíneos proporcionam aquelas bolsas de gordura e dão aspecto de tristeza ou de ‘panda’”, lista.

Além das olheiras, bolsas, inchaços e vincos também afligem a maioria das pessoas. E como decorrem? “Em geral, as bolsas são decorrentes da gordura infrapalpebral, que, diante de pobre irrigação, fica mais inchada, dando a sensação de a olheira estar pior. Melhora com drenagem e cremes capazes de suavizar o inchaço, mas a bolsa permanece lá. Os vincos são resultado da flacidez da pele e formação de rugas de expressão, pelo trabalho do músculo periorbicular”, responde Elisete Crocco, da Santa Casa de São Paulo.

As opções são variadas para a diminuição das olheiras e recomendadas conforme cada caso. Cabe a ajuda profissional para investigar, indicando a mais adequada ao paciente. Entre as terapias utilizadas, que são graduais, o laser, a carboxiterapia – injeção de gás carbônico no tecido subcutâneo –, cremes descongestionantes, preenchimento com ácido hialurônico, luz intensa pulsada, peelings de ácidos tioglicólico e ferúlico.

Já as famosas “receitas da vovó”, como compressas de chá e bolsas de gelo, auxiliam nas situações em que o indivíduo teve uma má noite de sono e fadiga, porém são inadequadas para quem tem diagnóstico de redução de vascularização. “Olheiras podem voltar, e o tratamento deve ter um acompanhamento de médio a longo prazo, com uso de cremes para manutenção dos resultados”, relata a dermatologista.”
Fonte: Revista Medicina Social-http://www.medimagem.com.br/novo/noticias_impressao.php?id=22471&sec=2


Além dos tratamentos, dá para tentar disfarçar as olheiras com maquiagem. Corretivos são meus grandes aliados nessas horas, e um pouco de pó com efeito iluminador também ajuda muito. UM POUCO!! Exagerar no iluminador causa um efeito pior do que o das olheiras e estraga qualquer maquiagem. ;)

Falando em receitas da Vovó, eu gosto do efeito das compressas geladas de saquinhos de chá de camomila nos olhos.
E você, tem alguma receitinha para amenizar olheiras para dividir com a gente??

Visitem também a página do Portal da Vaidade no facebook: www.facebook.com/PortaldaVaidade

Beijinhos




Nenhum comentário:

Postar um comentário