quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Alimentos que estimulam o cérebro das crianças


Em homenagem ao Dia das Crianças, o site da Mundo Verde publicou uma matéria falando sobre alimentos que estimulam o cérebro das crianças, dando dicas de como incluí-los no cardápio dos pequeninos.   

Achei muito interessante e quis repassar essas dicas às mamães e papais que visitam o Portal!! Vejam:

Alimentos que estimulam o cérebro das crianças



Pesquisas vêm mostrando cada vez mais o importante papel da nutrição no bom desenvolvimento cognitivo de crianças.

Os nutrientes atuam no desenvolvimento do sistema nervoso, melhorando o aprendizado, a concentração e o foco dos pequenos.

Veja o que não pode faltar no cardápio do seu filho para garantir seu desenvolvimento:

Ovos – na gema dos ovos temos grandes quantidades de colina, um nutriente que participa da formação de novas células cerebrais e na melhora da memória. Quanto mais células cerebrais tivermos melhor será a memória e mais fácil o aprendizado.

Inclua os ovos mexidos no café da manha de seu filho, sirva com torradas integrais.

Dica! O café da manhã é uma refeição muito importante para as crianças, pesquisas mostram que as crianças que fazem essa refeição tem melhor desempenho escolar e melhor coordenação motora. Mas evite o excesso de açúcar e carboidratos refinados

Aveia – é um cereal integral, rico em fibras, portanto de digestão lenta, o que fornece energia por mais tempo. Estudos mostram que crianças que comiam aveia tinham melhor memória se comparadas as que comiam pão branco ou não tomavam café da manha.

Inclua a aveia em frutas, vitaminas ou ainda use no preparo de um mingau adoçado com passas ou tâmaras.

Morangos e uvas escuras – essas frutas vermelhas são ricas em antioxidantes, que protegem os neurônios dos danos causados pelos radicais livres e por isso melhoram a função cognitiva.

Use o morango e a uva escura em sucos ou coloque na lancheira de seu filho!

Sementes de linhaça, chia ou sardinha – fonte de omega 3, um tipo de gordura essencial para o desenvolvimento e adequado funcionamento cerebral.

Use as sementes no preparo de sucos ou smothies ou as adicione em iogurtes e saladas. Inclua no cardápio a sardinha pelo menos 2 vezes na semana.

Pães e biscoitos integrais – além de ricos em fibras, o que garante energia por mais tempo, os pães e biscoitos integrais são fontes de ácido fólico, uma vitamina importante para a formação de neurônios. Fonte também de outras vitaminas do complexo B, necessárias para nos mantermos alerta.

O consumo desse tipo de alimento é importante desde a gestação, portanto as grávidas também os devem incluir no cardápio.

Dica! Prefira os pães integrais para o preparo dos sanduiches que mandará de lanche para seu filho.

Maçã e suco de maçã - a maçã é uma fonte importante de fisetina, que favorece o amadurecimento das células cerebrais relacionadas a memória.

O suco de maçã pode acompanhar o sanduiche com pão integral na lancheira da criançada.

Azeite de oliva - rico em ácidos graxos monoinsaturados, presentes nas membranas dos neurônios. Melhoram a transmissão de informação entre elas.

Use um fio do azeite sobre a comida.

Evite alimentos ricos em açúcar, os refinados e cheiros de corantes e aditivos químicos que podem causar alergias e DTA em crianças.

E por fim incentive que seu filho pratique alguma atividade física, os exercícios melhoram o fluxo sanguíneo para o cérebro e a chegada dos nutrientes no órgão.
Fonte: http://www.mundoverde.com.br/Noticia/2012/10/08/Alimentos-que-estimulam-o-cerebro-das-criancas/

Loja Mundo Verde em Cuiabá
Rua Estevão de Mendonça, 560 - Sl 01 - Galeria Goiabeiras - Popular
78045-420  Cuiabá / MT
Tel/Fax: (65) 3025-6055   (65) 3025-6055
 Nas outras cidades eu não sei onde tem a loja, mas dá pra encontrar essa informação no site da empresa : www.mundoverde.com.br

Visitem também a página do Portal da Vaidade no facebook: www.facebook.com/PortaldaVaidade

Beijinhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário