sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Alimentos e Suplementos para perder peso



Meninas, segue mais uma matéria muito legal da Mundo Verde com dicas de alimentos e suplementos que dão aqueeela forcinha para perdermos o excesso de gostosura!!


Alimentos e Suplementos para perder peso



A obesidade não é problema estético, mas sim de saúde. Diversas doenças como diabetes, doenças cardiovasculares, pulmonares e intestinais além de câncer estão relacionadas ao excesso de peso.

O excesso de peso e a obesidade aumentaram nos últimos seis anos no Brasil, é o que aponta o mais recente levantamento realizado pelo Ministério da Saúde. De acordo com o estudo, a proporção de pessoas acima do peso no Brasil avançou de 42,7%, em 2006, para 48,5%, em 2011. No mesmo período, o percentual de obesos subiu de 11,4% para 15,8%.

O aumento das porcentagens de pessoas obesas e com excesso de peso atinge tanto a população masculina quanto a feminina. Em 2006, 47,2% dos homens e 38,5% das mulheres estavam acima do peso ideal. Agora, as proporções subiram para 52,6% e 44,7 %, respectivamente.

Segundo o Ministério da Saúde os homens são mais ativos, 39,6% se exercitam regularmente, já entre as mulheres, a frequência é 22,4%. A atividade física constitui a parte mais variável do lado do gasto energético, representando de 5% a 40% do gasto calórico total diário. O exercício melhora a mobilização e o catabolismo de gorduras, acelerando a perda de gordura corporal.

Existem alimentos e suplementos que possuem substâncias capazes de acelerar o metabolismo e aumentar a “queima” de calorias.

O QUE INCLUIR NA ALIMENTAÇÃO ???

Canela – A obesidade é considerada uma doença inflamatória. Dessa forma, especiarias como a canela podem ser utilizadas como coadjuvantes no emagrecimento, devido a sua ação antioxidante e antiinflamatória.

Gengibre – possui efeito termogênico, sendo capaz de acelerar o metabolismo, fazendo com que o organismo trabalhe em ritmo mais acelerado, gastando mais energia do que o habitual, levando a perda de peso. Além disso, possui ação antiinflamatória, outro fator que auxilia no emagrecimento.

Pimenta – fonte de capsaicina que favorece o aumento da quebra de gorduras no tecido adiposo.

Cúrcuma ou Açafrão – aumenta a produção de adiponectina, hormônio relacionado à oxidação (“queima”) das gorduras. Além disso, a cúrcuma possui efeito antiinflamatório, podendo beneficiar indivíduos obesos já que a obesidade é considerada uma doença inflamatória de baixo grau. Deve ser adicionada no período final de cozimento dos alimentos para que mantenha suas propriedades.

Óleo de Coco extravirgem – é capaz de reduzir o Índice de Massa Corporal (IMC), bem como a circunferência abdominal. Fonte de triglicerídeos de cadeia média (TCM), um tipo de gordura que é rapidamente absorvida e transportada para o fígado (onde se transforma em energia), o óleo de coco aumenta a termogênese, o que potencializa o gasto energético do organismo, além de causar saciedade.

Óleo de Abacate – fonte de betasitosterol que auxilia no controle dos níveis de cortisol, hormônio liberado em maior quantidade em situações de estresse, que promove aumento da compulsão alimentar e de acúmulo de gordura na região abdominal.

Chia – fonte de gorduras insaturadas tem ação no retardo do esvaziamento gástrico, o que contribui para a diminuição do apetite. Rica em fibras, que ao entrarem em contato com o líquido no interior do estômago formam uma espécie de “gel” dilatando-o, e promovendo assim saciedade, podendo auxiliar na perda de peso.


PRODUTOS QUE AUXILIAM NA PERDA DE PESO

Chás verde e branco – fontes das substâncias antioxidantes flavonóides, catequinas, epigalocatequinas e quercetinas. Estudos mostram que o consumo regular de chá verde reduz o peso corporal e IMC (Índice de Massa Corporal), devido a sua ação antioxidante, antiinflamatória e termogênica (acelera o metabolismo, aumentando o gasto calórico).

Chá de hibisco – auxilia no emagrecimento, pois estimula a queima de gordura corporal, facilita a digestão, regulariza o funcionamento do intestino e combate a retenção de líquido. No chá temos enzimas e mucilagens (um tipo de fibra) que facilitam a digestão e diminuem a absorção de carboidratos e gorduras.

Farinha de feijão branco – possui em sua composição uma proteína chamada faseolamina, que inibe parcialmente a ação da enzima amilase, responsável pela digestão de carboidratos. Estes, não digeridos são eliminados nas fezes. Por isso, é um coadjuvante no processo de emagrecimento.

Quitosana - A quitosana é uma fibra natural, de origem animal, extraída de exoesqueleto de crustáceos. Auxilia na redução da absorção de gordura, por formar o “gel” no interior do estômago, sendo coadjuvante no emagrecimento. Não deve ser consumida por aquelas pessoas que apresentam alergia a frutos do mar.

Espirulina - é uma alga verde-azulada. Contém ácido gama-linolênico (GLA), que tem apresentado resultados interessantes no tratamento da obesidade. Além disso, promove a sensação de saciedade, reduzindo o apetite.


SUPLEMENTOS PARA PRATICANTES DE ATIVIDADES FÍSICAS QUE AUXILIAM NA PERDA DE PESO

Um dos papeis da atividade física é aumentar o gasto calórico e por isso é recomendada para quem quer emagrecer.

Os suplementos termogênicos, atuam potencializando a perda de peso, porém só devem ser consumidos por aquelas pessoas que praticam atividade física regularmente.

Queimadores Completos - Possuem uma combinação de ingredientes termogênicos que agem juntos para melhores resultados. Normalmente possuem em sua composição substâncias que atuam acelerando o metabolismo e/ou auxiliando na queima de gordura, são elas: colina, chá verde, citrus aurantium, guaraná e inositol.

Óleo de cártamo - inibe a ação da enzima humana responsável por armazenar gordura, o que obriga o organismo a usar a gordura acumulada como combustível, otimizando a queima de gordura, gerando mais energia e levando ao emagrecimento.

L-carnitina - possui papel fundamental na geração de energia pela célula, pois age nas reações que transportam os ácidos graxos (gorduras) para as mitocôndrias, onde são oxidados para o fornecimento de energia, contribuindo dessa forma para perda de peso.

OBS: Os suplementos devem ser consumidos de acordo com as instruções do fabricante.

Fonte: Thais Souza - Nutricionista da Rede Mundo Verde http://www.mundoverde.com.br/Nutricao-e-Atividade-Fisica/Artigo/2012/08/03/Alimentos-e-Suplementos-para-perda-peso/#.UCQXVo3kObk.facebook

Onde comprar:
Loja Mundo Verde em Cuiabá
Rua Estevão de Mendonça, 560 - Sl 01 - Galeria Goiabeiras - Popular
78045-420  Cuiabá / MT
Tel/Fax: (65) 3025-6055   (65) 3025-6055
Nas outras cidades eu não sei onde tem a loja, mas dá pra encontrar essa informação no site da empresa : www.mundoverde.com.br

Visitem também a página do Portal da Vaidade no Facebook: www.facebook.com/PortaldaVaidade

Beijinhos

2 comentários:

  1. Obrigada pelo texto. Achei-o bem interessante.
    Bom fim de semana.
    Beijinhos!
    Aldema ( www.correndomundo.blogspot.com )

    ResponderExcluir
  2. Paulinha, vc está de parabéns! O blog tá perfeito, cada dia melhor, bem escrito, materias interessantes, leve, lindo!
    Parabéns! Super beijo, xuxu linda

    ResponderExcluir