segunda-feira, 28 de maio de 2012

Cuidados com os pés e mãos



Eu encontrei (neste siteaqui) uma matéria com dicas para cuidarmos melhor dos nossos pés e mãos, para que eles permaneçam bonitos e saudáveis. Vejam que bacana:



“Ter pés e mãos bonitos, mas do que uma questão estética, diz respeito também à saúde. Nada de micoses, machas, inflamações ou rachaduras. E, para evitar esses males, bastam pequenos – e simples - cuidados diários.

Para começar, o kit fundamental inclui lixas, alicates, espátula, hidratantes e boa alimentação. Roer as unhas, nem pensar! Quem faz isso pode inflamar a cutícula e facilitar o aparecimento de infecções. Unhas fraquinhas e com manchas também indicam trauma. Por isso, o melhor mesmo é manter a boca longe das mãos!

Outra dica é evitar remover toda a cutícula, porque, primeiro, ela confere proteção e ajuda a evitar contaminações. Depois, porque quanto mais cutícula se tira, mas se tem. O ideal é apenas empurrá-la com a espátula, sem muita força para não machucar. Tire apenas o excesso ou as pelinhas que estiverem incomodando.

E, lembre-se que todos os utensílios de metal, seja a espátula, os alicates ou as tesouras devem ser lavados com sabão neutro após cada uso e passar pela esterilização em estufa. Lixas e palitos de madeira devem ser descartados. Hoje, inclusive, existem lixas de unha e para pés descartáveis com adesivos. Mas, se possível, no cabeleireiro, a recomendação é levar seu próprio kit completo.

Na hora de cortar as unhas, dos pés ou das mãos, faça-o em linha reta, sem aparar os cantinhos para não encravar. Apenas para quem tem unhas muito finas ou quebradiças, dê apenas uma arredondada de leve nos cantos, com lixa, porque o formado quadrado pode quebrar mais facilmente.

Como os removedores de esmalte ressecam demais, opte sempre por comprar produtos com glicerina. Passar cremes e deixar as unhas sem esmalte, pelo menos uma vez por semana, também ajuda a manter a beleza e a saúde. Nos pés, hidratantes compostos com uréia, ácido salicílico ou glicólico são ótimos para afinar a pele. Experimente usá-los à noite, antes de dormir, e vestir uma meia. Seus calcanhares agradecerão.”


Beijinhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário