quarta-feira, 4 de abril de 2012

Páscoa Saudável


Eu sou chocólatra assumida. Mas ultimamente eu estou me esforçando para adotar uma alimentação mais saudável.

E não tem momento melhor para fazer essa mudança, do que na páscoa, época do ano em que eu costumo abusar de chocolate. Não gente, eu não vou abdicar do prazer de comer chocolate, maaaas eu fui atrás de opções mais saudáveis e menos engordativas.



Experimentei alguns tipos de chocolate e gostei bastante. Vou adotar a mudança nessa páscoa, e pra ser bem honesta com vocês, eu já comi o meu 1° ovo saudável neste final de semana, rsrsrs. 
Tá, eu sei que não adianta nada cuidar da qualidade sem maneirar na quantidade, mas eu prometo me esforçar.

Vejam um trecho da matéria sobre Páscoa Saudável que eu li no site da Mundo Verde, que cita os tipos de chocolate:

Tipos de chocolate

O chocolate é o produto obtido a partir da mistura de derivados de cacau: massa de cacau, cacau em pó e manteiga de cacau com outros ingredientes. Conheça as diferenças entre os tipos de chocolates:

- Amargo: composto por sementes de cacau, um mínimo de manteiga de cacau, pouco açúcar e sem adição de leite. Seu sabor amargo se deve à maior quantidade de massa de cacau, que compõe no mínimo 70% do produto.

- Ao leite: contém licor e manteiga de cacau, açúcar, leite, leite em pó ou leite condensado. Possui menor teor de cacau (entre 36% e 46), grande quantidade de açúcar e maior valor calórico do que o chocolate amargo.

- Branco: as sementes de cacau não fazem parte da fórmula desse alimento. Em sua receita contém leite, açúcar, manteiga de cacau e lecitina. Não contém antioxidantes. É o que contém maior teor de gordura e valor calórico.

- Diet: não contém açúcar em sua composição, sendo indicados para diabéticos. No entanto, deve-se ter atenção a quantidade ingerida, pois para compensar a falta de açúcar, ganha maior dose de gordura, sendo mais calórico do que o chocolate ao leite tradicional.

- À base de soja: é 100% vegetal, feito com extrato de soja, sem lactose ou glúten. Disponível em bombons, barras, ovos de Páscoa, esta guloseima é especialmente indicada para pessoas com intolerância à lactose e celíacos. A versão sem açúcar pode ser consumida por diabéticos.

- Alfarroba: alternativa para intolerantes á lactose e/ou celíacos. É uma vagem que após torrada e moída resulta em uma farinha utilizada como substituta do cacau. Tem apenas 0,7% de gordura, é pouco calórica, além de ser rica em fibras e não conter cafeína. Seu sabor é similar ao do chocolate amargo. Este produto pode ser encontrado em barra, pó, bombons, gotas e ovos de Páscoa. Sem adição de açúcar, pode ser consumido por diabéticos.

- Chocolate composto por ingredientes orgânicos: o cacau utilizado nesse tipo de chocolate é orgânico, ou seja, é produzido sem o uso de agrotóxicos e fertilizantes químicos, trazendo mais benefícios à saúde e ao meio ambiente.

Fonte: Bruna Murta – Nutricionista da Rede Mundo Verde.



Gostei muito do chocolate de alfarroba (sem açúcar, sem lactose e sem glutem), e o ovo que eu comi era Sem Açúcar, mas com muito sabor!! 
Vale à pena experimentar, eu achei muito gostoso! E tem a vantagem de ser beeem mais leve para a consciência,rs. 

Sou super contra dar chocolates para crianças, mas esses chocolates mais saudáveis são uma ótima opção para manter a tradição dos ovos de páscoa, sem prejudicar a boa alimentação indicada para os pequeninos.



Onde comprar:
Loja Mundo Verde em Cuiabá
Rua Estevão de Mendonça, 560 - Sl 01 - Galeria Goiabeiras - Popular
78045-420  Cuiabá / MT
Tel/Fax: (65) 3025-6055   (65) 3025-6055 

Nas outras cidades eu não sei onde tem a loja, mas dá pra encontrar essa informação no site da empresa : www.mundoverde.com.br

Beijinhos

4 comentários:

  1. Olha, nunca tinha visto esse alfaborra !!! Super curiosa para experimentar...

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Fiquei curiosa também em conhecer o alfarroba. Amei o blog e agora sou seguidora. Claro, vou ficar muito feliz se vc tb me seguir.
    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Oi Lidia, seja bem vinda!!
    Coloca o link da sua pagina aqui pra eu seguir!! BJim!!

    ResponderExcluir