terça-feira, 27 de março de 2012

Terça Literária: O Perdão

  
  Você sabe o que é PERDOAR, de fato?

  Perdoar é entender! Entender o quê? A natureza humana daquele que nos ofendeu e prejudicou. Tem muito a ver com mágoa. Você sabe o que é mágoa? É aquilo que sentimos quando alguém não correspondeu ao que esperávamos dele(a). Ou mais diretamente, mágoa é quando os outros não são como queremos. Por mais que alguém tenha assumido algum compromisso com você, ele(a) é humano, corruptível e passível de erros. Todos podem falhar, mesmo que não devessem.

  Isso os isenta da responsabilidade? Não! Mas dá pra voltar atrás e mudar as coisas? Também não! Então penso ser melhor pensar preventivamente e entender o modo como os outros funcionam, do que viver esperando que mudem ou que ajam sempre de acordo com o que pensamos ser o comportamento ideal. O que é perdoar? Perdoar é entender e aceitar os outros como são, com seus limites e imperfeições, pois também nós temos nossos limites, imperfeições.

  Então da próxima vez que alguém te magoar, pare e pense: Ele(a) foi apenas ele mesmo, e o que pôde ser de melhor naquela circunstância. Ele não é perfeito e jamais será. Dessa forma você nem precisará “perdoar”, porque ao entender, já não se ofende, e porque entendeu o que se passou no nível mais básico e ao mesmo tempo profundo de entendimento. As pessoas são o que são, nem mais, nem menos.

  Errados somos nós que esperamos demais, de nós, da vida, das pessoas, porque um dia nos ensinaram que as coisas deveriam ser de um determinado jeito. Nos mostraram uma ilusão (ou várias), gostamos dela, e agora ficamos bravos e depressivos quando vemos que são apenas ilusões.

  E tão importante quanto saber o que é perdoar, aprendendo a lidar corretamente com os outros como realmente são, é entender a natureza espiritual do perdão. Quando você segura algo na mente com emoção, esse algo tende a se manifestar. Essa é a essência da fé. Quando cremos fortemente em algo, esse algo tende a se manifestar. Esse fenômeno também é conhecido como Lei da Atração. São nomes diferentes para o mesmo fenômeno espiritual. O que as pessoas não enxergam é que quando alimentam uma mágoa ou ressentimento, estão “segurando” uma idéia fixa – normalmente negativa – na mente. E o fato de “segurar” algo negativo na mente não só tende a atrair fatos e eventos negativos, como tende a evitar que fatos positivos se manifestem, estagnando suas vidas.

  Ou resumindo, assim como você deve manter seu corpo limpo e bem arrumado, igualmente você deve fazer com sua mente e coração. Mantê-los limpos e iluminados, deixando ir quem deve ir, deixando pra trás o que não condiz mais com seu presente, e abrindo-se para novas oportunidades, confiante que elas realmente virão.

Ronaud Pereira

Beijinhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário