sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Dieta e Pele Saudável

Estava navegando no Site da Mundo Verde e encontrei essa matéria, achei muito interessante e quero dividir com vocês. 

Dieta e Pele Saudável
 A pele, maior órgão do corpo está em constante atividade e possui várias funções, entre elas a de proteção contra agentes externos, controle da temperatura e outros. O bom aspecto da pele, como maciez, brilho e cor podem ser utilizados para refletir bem estar e saúde. Para garantir uma pele saudável não só tratamentos estéticos devem ser utilizados, devemos associar também bons hábitos alimentares.
A alimentação saudável é fundamental para a saúde do corpo todo, inclusive da pele, pois irá fornecer nutrientes essenciais para manter o brilho, vitalidade da pele, atuar na fotoproteção, atenuar rugas e outras marcas do envelhecimento.

Segue algumas dicas para garantir uma pele saudável o ano todo:

Para garantir a pele hidratada:
Para manter a pele hidratada o ideal é consumir no mínimo 2 litros de água por dia para assim garantir a maciez, brilho e elasticidade adequada. Além da água pura e água de coco invista nas frutas como a melancia, melão, abacaxi, pêra que contém bastante líquido em sua composição. O óleo de prímula também pode ser associado, pois reduz a perda de água através da pele, mantendo a hidratação e sua a elasticidade. Estudos mostram que seu consumo aumenta a tolerância da pele à exposição aos raios ultravioleta.

Para evitar as queimaduras de sol:

Vivemos num país ensolarado e por isso devemos nos prevenir das queimaduras que a exposição ao sol pode causar. Para protegê-la é essencial o uso do protetor solar diariamente e para tornar a pele mais resistente ao sol consuma alimentos fonte de betacaroteno, encontrado na abóbora, cenoura, laranja, mamão, acerola, manga, tomate e também em cápsulas. O betacaroteno também auxilia no processo de bronzeamento e na manutenção da cor.

Rugas:

As tão temidas rugas e/ou marcas de expressão são um processo natural do envelhecimento, que podem ser acelerados com o fumo, estresse, exposição solar excessiva e outros que aumentam a produção dos radicais livres. Para evitar seu aparecimento, inclua na dietas os alimentos fonte de vitamina E, poderoso antioxidante encontrado nos óleos vegetais (como o de semente de abóbora, de macadâmia e outros), gérmen de trigo, sementes e oleaginosas, cereais integrais, abacate, frutas vermelhas, aspargos, vegetais folhosos verdes escuros e tomates. Outros nutrientes que podem ser acrescentados a lista para promover a saúde e beleza da pele são é o selênio (castanha do Brasil, nozes, tomate, lentilha) e zinco (cereais integrais, banana, castanha do Brasil, amêndoas, nozes, feijões, grão-de-bico).

Estrias e flacidez:

Principalmente com a chegada do verão, aumenta-se a luta contra as estrias e a flacidez que são decorrentes enfraquecimento das fibras colágenas e elásticas que sustentam os tecidos. Portanto para evitá-las procure manter o peso adequado praticando atividades físicas regularmente e procure consumir os nutrientes que ajudarão na formação do colágeno como vitamina C, zinco, cobre, manganês e silício. Inclua no cardápio os cereais integrais, as leguminosas, oleaginosas, além de frutas, verduras e legumes de preferência orgânicos.
Não podemos esquecer de garantir um funcionamento intestinal adequado, pois a tão conhecida prisão de ventre pode afetar também a pele. Por isso aumente o consumo das fibras, presente nos cereais integrais, frutas, legumes e verduras e que deve ser associado ao consumo adequado de água.
Fonte: Viviane Pereira – nutricionista da Rede Mundo Verde
Além desta, o site da empresa tem várias dicas e reportagens bacanas.
Na minha cidade (Cuiabá – MT) tem uma Loja Mundo Verde, que está fazendo o maior sucesso com um ótimo atendimento e produtos de excelente qualidade.
Loja Mundo Verde em Cuiabá
Rua Estevão de Mendonça, 560 - Sl 01 - Galeria Goiabeiras - Popular
78045-420  Cuiabá / MT
Tel/Fax: (65) 3025-6055   (65) 3025-6055  

Nas outras cidades eu não sei onde tem a loja, mas dá pra encontrar essa informação no site da empresa : www.mundoverde.com.br

Beijinhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário